Na reformulação da Té660 ,aproveitaram o motor da XT660 aumentando a aspiração( NOVO CALCULO DA INGEÇÃO,FILTRO DE AR BEM MAIOR) para um rendimento bem superior da 66 atingindo praticamente os 200klm na final enquanto a XT66 não ultrapassava aos 175klm , diminuíram também os trancos e a brutalidade tornando dócil e alongando da final .Motores com grande performe necessitam de entradas de ar para naõ esquentar em demasia , moto muito mais refrigeração a ar e liquida .Erros críticos num pais tropical(TROPICALIZAÇÃO JÁ).Escape próximo demais do banco(em vez de revestimento térmico MANTAS REFLETIVA) um rombo da lata em cima do abafador que chega a 400graus em vinte minutos e vem o banco , sem o garupa da pra refrigerar mais ou menos mas derrete os plásticos as alças e esquenta demais o BAÚ)com o garupa preferivel descer e caminhar do que ser torrado vivo , as costas da minha esposa ficavam tão quente como estar perto duma fogueira(transito pesado).Um colega adorou esta situação para não carregar a esposa nos encontros. Os engenheiros por incapacidade colocaram avisos cuidado alta temperatura símbolo de fogareiro em baixo do banco por que não em cima do mesmo.
O escape pode ser trocado por um esportivo lateral único aproveitando o original até a bucha de emenda localizado próximo a pedaleira esquerda, deverá ser regulado na concessionaria um C 0 MAIOR , o meu para maior rendimento está em C2, não haverá mais acumulação de calor nas buzancas. .Cheguei ao ponto de arrancar as carenagens laterais e o protetor do carter , notei que o calorão que subia acabou. Aí optei com diversos procedimentos conservando a moto mais original , pontos críticos pedaleira esquerda dianteira e trazeira os peis queimavam iqual uma ferida .Procedimento primeiro foi arrancado o plástico do radiador até a emenda metálica , e acrescentado uma entrada de ar e defrator tanto nos peis do motociclista e do garupa
O escape pode ser trocado por um esportivo lateral único aproveitando o original até a bucha de emenda localizado próximo a pedaleira esquerda, deverá ser regulado na concessionaria um C 0 MAIOR , o meu para maior rendimento está em C2, não haverá mais acumulação de calor nas buzancas. .Cheguei ao ponto de arrancar as carenagens laterais e o protetor do carter , notei que o calorão que subia acabou. Aí optei com diversos procedimentos conservando a moto mais original , pontos críticos pedaleira esquerda dianteira e trazeira os peis queimavam iqual uma ferida .Procedimento primeiro foi arrancado o plástico do radiador até a emenda metálica , e acrescentado uma entrada de ar e defrator tanto nos peis do motociclista e do garupa
Quando chegou muita alegria
Despedida de uma GRANDE COMPANHEIRA rodando 104000klm em cinco glamorosos anos ,norte ao sul do BRASIL com pequenas modificações troca de relações correntes mais reforçadas EK520SRZ CHAIN , banco cela , FOI ENTREGUE NA CONCESSIONARIA SEM NENHUMA MODIFICAÇÃO
Com 53 klm começou a quebrar as setas
Passei fita isolante autofusiva resolveu mas não deu para emplacar
Setas quebradas
Fui a concessionaria para resolver o problema, só duas chegaram depois de quatro meses
Comprei 4 setas LEDS ,coloquei resistores para adaptar
Dos menores problemas resolvidos para emplaca-la
O motor da XT660 não esquenta tem escape maravilhoso ele respira livre
Motor abafado falta de um escape apropriado acumula gazes tornando a moto um fogão tudo solucionado com um bom escape lateral infelizmente a dona Yamara desovou um absoleto das finadas MT03 E FRAZER 600 porque fabricar uma grande moto que o consumidor deve trocá-lo para grandes viagens
No inicio arranquei todas as carenagens aliviou o calor mas estava pelada uma NAKED
Retiradas carenagens e teste melhorou sensivelmente ,testes com termotape na estrada viagens longas de 2000 klm desmancharam a fita com a abrasão do tempo vasou calor derretendo o banco e o chicote trazeiro
Estudo para melhorar o refrigeramento do carter mas tirava a originalidade
Carenagens que devem ser reguladas para a entradas de ar frio , MANTENDO A ORIGINALIDADE, cada grau de temperatura abaixada o motor acresenta um 1CV a mais de potencia ( no projeto da FERRARI nova os engenheiros lutaram para fazer mais entradadas de ar para diminuir o calor do motor e aumentando mais a potencia , fonte, documentário da TV assinatura
No lado esquerdo carenagens que direcionavam ar quente para a perna do motociclista foram substituídas pelas cromadas que DIRECIONAM ar frio sobre as pernas e a emenda do escape ,ponto critico, refrigerando mais o motor em vez de esquentá-lo
Coloquei calços de arruelas, nos parafusos frontais, por dentro para abrir mais o protetor de carter
E os parafusos do fundo foram substituídos por outros mais finos , para compensar o alongamento do protetor afastando do motor e aumentando a refrigeração e direcionando o ar para tras em vez de subir um calorão .
Defeito do aquecimento da moto escape imenso acoplado em baixo do banco isolado com mínimas mantas refletivas(após 20 minutos todos atingem 400graus centigrafos) com duas saídas INFIMAS , aparafusado numa peça de inox(esquenta muito símbolo fogareiro) com entrada de ar no banco que é elevado , o sistema de refrigeração do escape ,funciona precariamente assim , o ar quando passa pelo piloto se direciona para debaixo do banco ,pela elevação do mesmo, vai de encontro a chapa de inox que direciona pelo buraco e sai o calor para traz esquentando o pneu trazeiro e se tiver baú derrete ele e se tiver garupa interrompe o fluxo de ar pelo vácuo causado , subindo o calor para as costas do mesmo e se tiver bauleto lateral o interrompimento do fuxo de ar é total derrete o chicote trazeiro todos plásticos podendo acontecer um incêndio e a destruição da moto.Mantas refletivas não funcionam , com escape só carenagens de metal , mesmo se afastando o escape, a saídas mínimas para um motor 660 até das motos 125 são maiores , o gás quente se acumula tornado a moto um tremendo FOGÃO cozinhando o piloto e o garupa num cogestionamento. Pra quem não anda muito sem garupa e baú sente um cheiro de plástico derretido.
TESTES
Saí como de costume as 6.30 após rodar 150klm muitos carros acenavam e mandavam parar, encostei e ao retirar o banco havia muita fumaça os plásticos da rabeta a fiação estavam derretidose unidos queimando tambem muitos fuziveis ,os fios foram separados isolados, e os fusíveis
substituídos .Lembrei após meses reclamando ao SAC DA Yamaha com nehuma solução plausível apenas uma regulagem do CO na concessionaria Yamaha.ção do acoplamento do original
Moto encostada na Patrulha Rodoviaria Federal aguardando o guincho após queimar o chicote e deformar plásticos da garupa .MANTAS REFLETIVAS E A FITA TERMOTAPE HAVIAM SE DETEORADO COM ABRASÃO DO TEMPO A VIBRAÇÃO INTENSA DA MAQUINA E COM TODO EQUIPAMENTO DE VIAGEM CAUSAÕ UM VÁCUO IMPEDINDO A REFRIGERAÇAO ABRIU RANHURAS DEICHANDO O CALOR INFERNAL PASSAR DO ESCAPE ORIGINAL ISTO SÓ ACONTECE COM ESCAPE ESTILO MT03 e FRAZER600 O MARMITÃO EM QUE O PILOTO E O GARUPA SENTAM EM CIMA DELE UM TREMENDO DERESPEITO COM O CONSUMIDOR QUEM CONHECE MOTOCICLISTA CHAMA DE FOGÃO . DAÍ
TOMEI UMA DECISÃO TROCA IMEDIATA DA PEÇA QUE ESTAVA DETRUINDOO MEU PATRIMONIO(ESCAPE),pelo modelo de todas as motos do mundo.Arranquei o velho com os plásticos derretidos e SUBSTITUÍ PELO DA SRED 1000 O MENOR ESPORTIVO FARIA MUITO BARULHO E FOI ACOPLADO NA MOTO
pelo Fernando HURRICANE ROTA66 TEL 0623261-3345 fazendo um gargalo de inox para liga
Sistema original
Uma chapa de INOX esquentando e um Buraco embaixo do banco abafador A VISTA, AVISOS de alta temperatura, PRA QUE
Escape original derrete banco da TENERE660 e CHICOTE na BR060 em anapolis
ACERTO FUNDAMENTAL NA TÉ660
O escape lateral é tampado o buraco quente com plástico sem risco nenhum após teste em viagens longas
BURACO TAPADO EM ALUMINIO E REVESTIMENTO DE PLASTICO DECORATIVO NÃO ESQUENTA MAIS
Novo ESCAPE
Uma chapa de INOX esquentando e um Buraco embaixo do banco abafador A VISTA, AVISOS de alta temperatura, PRA QUE
Calor insuportável subindo e derretendo as alças e acoplamentos símbolos de aviso fogareiro e avisos de alta termperatura retirados , isso não é uma churrasqueira
Escape original derrete banco da TENERE660 e CHICOTE na BR060 em anapolis
ACERTO FUNDAMENTAL NA TÉ660
O escape lateral é tampado o buraco quente com plástico sem risco nenhum após teste em viagens longas
BURACO TAPADO EM ALUMINIO E REVESTIMENTO DE PLASTICO DECORATIVO NÃO ESQUENTA MAIS
Novo ESCAPE
Desparafusa e encaicha na parte interna usando parafusos mais longos irão travar internamente com porcas e arruelas
Peça acoplada não precisa revestir este deflator com manta
Visão interna pedaleira trazeira revestida com deflator
A peça cortada no tamanho certo segue o desagne
O protetor do escape Falcon antiga dá um bom acabamento
funciona como defrator e entrada de ar em cima do ponto critico do escape
A MUDANÇA DO ESCAPE ARAPOVIC DUPLO OU QUALQUER ESPORTIVO DE MOTOS DE 1000 CIL (REDUZ O BARULHO)UMA PEQUENA ADAPTAÇÃO NO TUBO DE LIGAÇÃO A SOLUÇÃO MAIS BARATA NÃO BATA A CABEÇA COMO EU SAI MAIS BARATO E A MOTO FICA MAIS BONITA E SEM DEFEITOS
Carenagens de metal revestidas ou não de mantas termicas em cima de ponto críticos desviam o calor , utilizadas em diversas tipos de motos etec, fitas térmicas que revestem escapes para moto se desmancham e perdem a função.A troca do bojo do escape aproveitando a tubulação original resolve plenamente e conserta um problema insolúvel .Foi usada o bojo lateral da SRED 1000 SUZUKI ,evitao acumulo de gazes com boa saída é lateral aliviando um calor insuportável em cima do piloto garupa e a parte elétrica e o super tanque de gasolina , e após um teste de 3000klm a temperatura baixou tanto que fitas termotape tornaram absoletas . E a TÉ660 É uma TOURING
Sem função
Espaço necessário para a função
Aproveitei o protetor do motor para fixar entradas de ar refrigerando siguinificativamente o motor e as pernasFixei olhos de gato externos e internos aumentando a segurança
Olho de gato lateral aumentou a segurança e a beleza
O retificador foi invertido direcionando o calor pra longe da moto
Mudanças na posição da buzina buzina
Encosto e mochila acoplada sobre o bau , as alças são parafusadas no encosto , uma capa retangular acoplada sobre com parafusos tornam dispensáveis as redes
Teste estrada com todo equipamento
Com ajustes precisos ,PRONTA.
Passou no teste andando de shorte dentro da cidade a 40klm não esquenta mais
Muita estabilidade AMORTECEDOR A GÁS,CARREGADA OU VAZIA
Só prazer maior autonomia para abastecimento 380klm para atingir a reserva
Chegada em Vitoria ES ótima viagem 1300KLM
Volta Tres MARIAS MG
Volta CRISTALINA GO
TESTES VIAGENS
Não esquenta nada afastado
. Na volta de GOIANIA AO DF , foi a primeira vez que a curti estiquei dando ate 175klm mantendo 160 subindo foi um sonho tudo que eu esperava estava ali os bauletos firmes não impediam a refrigeração(ESCAPE) o motor estava gritando como um TIGRE a moto não me fritava mais minha esposa só elogiava ,quando parei para um café no Jerivá não tinha mais cheiro de queimado. Cheguei em casa pisando nas nuvens que paz e compreendi porque tinha visto tanta Té 660 com escape,em todo mundo, ARAPOVIC na INTERNETE e a 20014 anunciada em vídeo youtube com BAÚS E ARAPOVIC em MILÃO.Estava tudo pronto para a grande VIAGEM DF A VITÓRIA , preparei as bagagens ao máximo depois de quase um ano de luta e testes (GASTOS ) ,saí a 6.30 rodei 200klm até Paracatu MG parei para uma verificação detalhada retirada do banco e o antigo buraco quente agora revestido de alumínio e plástico tudo normal gelados antes andávamos numa frigideira ,FOGÃO E ETC. Toquei no mínimo 1000klm por dia , desta vez foi 500km de serra e mais ou menos 200 curvas ora em baicha 70klm BR262 ora em alta de 160 a 180 BR 040, notei muito CONFORTO ESTABILIDADE AUTONOMIA E SEGURANÇA E OTIMO DESEPENHO fizemos muitas amizades com admiradores que dado ótimo desempenho serão futuros compradores de uma moto que brilhou pelos requisitos estradeiros, mas foram alertados que a moto necessita de um escape e de nunca utilizar o produto com o original, minha garupeira (esposa) só elogiou e antes torrava e mandava parar com 100klm agora paramos para esticar as pernas e abastecer, as vezes com 300klm sem atingir a reserva com mais de 1/4 do tanque .Precisamos nos unir e reclamar os nosso direitoe exigir um RECALL e os prejuízos causados peças e viagens PERDIDAS Agora é só alegria REALIDADE DA TRANS FORMAÇÃO COM PEQUENOS AJUSTES TROCA DO ESCAPE no valor de 1500 REAIS Gastei uma quatro vezes com produtos que se desmancharam deixando o calor infernal passar derretendo a moto o mercado e a esperança de um estradeiro que compra um produto ou uma bomba relógio TROQUE O ESCAPE ,TROQUE O ESCAPE, TROQUE O ESCAPE E NÃO A MOTO SEJA MOTOCICLISTA NÃO TEM MOTO PERFEITA ESCAPE NÃO É DEFEITO VEJA AS QUALIDADES (NÃO BALANÇA, ESTABILIDADE INSUPERAVEL AUTONOMIA MAIOR DA CLASSE, MOTOR ROBUSTO BAIXA MANUTENÇÃO ILUMINAÇÃO NOTURNA EXELENTE DADA A ALTURA RESPEITO NO TRANSITO MUITO AGIL NO TRANSITO FECHADO FREIOS EXELENTES MESMO COM A FALTA DO ABS NAS VIAGENS PASSA PELOS BURACOS FLUTUANDO. A MAIORIA DAS QUALIDADES DESTA MOTO SÃO DEFEITOS INCORRIGIVEIS DE OUTRAS, SEJA FELIZ VIAJANDO
FELIXLANDIA MG
PARACATU MG
BR040
BICANGA ES
ESTRADA MUITA ESTRADA
Cada MOTOCICLISTA, adapta a moto a seu modo , defeitos a TÉ66 não tem e sim muita tecnologia de ponta , como julgar , sem andar numa , ser estradeiro, ajustes todas as motos precisam , defeitos são solucionados com observação e paciência exemplo XT660 ,banco cuia, balança demais nos 130klm, assenta bem quando está com garupa, relação apropriada e lubrificação constante para não se romper, Transalpe esquenta muito em transito , Tiguer frita o pé do garupa, GS 650 tanque muito pequeno, Gs800 balança quando atinge 150klm pouca autonomia é muito difícil pra falar nisso , meche com ego de cada um principalmente o meu maravilhado com a maioria das motos que conheci e aprendi amar e não ver defeitos na MINHA RD350 ,USINA DE FORÇA, VELOCIDADE, A MINHA FREAVA BEM , NUNCA CAÍ COM ELA, OS REQUISITOS DE CADA MOTO NOS CEGAM , MAS ELES SÃO O PRAZER DE PILOTAR
Oi Gerson, tudo tranquilo?!
ResponderExcluirMuito legais as modificações na sua T660! :)
Grande abraço.
Obrigado melhorou o prazer de curtir esta maquina maravilhosa qualquer informacao estou disponivel
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirMuito bom trabalho.
ResponderExcluirPergunto, depois de dois meses continua tudo na mesma?
A minha também é uma churrasqueira ambulante!!
Forte abraço
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirTroque o escape por um que aguente o motor e não faça tanto barulho só o usado pelas 1000 CIL Réleia o blogue novo acerto consegui baixei a temperatura só com um
ExcluirMeu amigo após um ano de testes em viagens longas curtas trânsito pesado a troca do escape de saída única estilo Arapovic vendido para Teneré 660
Excluirno mercado livre foi a solução deixei de andar de fogão e curto uma grande moto que supera as concorrentes em estabilidade autonomia de 400KLM até o abastecimento economia 21km por litro chegando aos 24klm iluminação noturna ótima e mais respeitada no trânsito pelo seu porte .E esquenta pouco o normal aceitável para um conforto melhor use sobre o banco aquelas bolinhas de madeira acopladas em uma aranha vendidas para motos CG 125 vendidas por vendedores ambulantes ou feiras aí pilotará muitos KLM com conforto até o abastecimento recorde entre todas as motos
Oi Gerson, muito legal, preciso de mais detalhes, gostaria de falar com vc por telefone. se possível me passe um numero ,que eu te ligo. Nelson . Governador Valadares. MG.
ResponderExcluirReleia a reportagem alterei tudo e acertei a moto tel 06196819966 VIVO será um prazer atende-lo
ExcluirBlz. Gerson, td. tranquilo? Boa viagem de regresso? Interessantes as observações e modificações... Quando retornar por aqui entre em contato. Abs.
ResponderExcluirGrande amigo ET leia o BLOG de novo estão os acertos que voçe viu na moto .Cheguei muito bem não esquentou mais nada minha esposa só elogiou .Peço que me mande a foto da moto original que derreteu iqual a minha vamos nos unir e pedir o RECALL do escape para todas TÉ660 enquanto isso é melhor usar até o esportivo para não deteriorar o nosso patrimônio .Sou do CLUBE XT600 CAMERINOJR .Já reportei diversos acertos digite meu nome em pesquisar expl vacina de pneu .Um abraço amigo motociclista.Avisa ao DOUGLAS DA YAMHA que as fotos do ocorrido na moto estão no BLOG
Excluirótimo!!
ResponderExcluirOK gastei muito tentando fazer milagre no escape original impossivel mais consegui um acerto final com baixo custo a troca de um escape consertamos a moto é só viagem agora e vanos nos unir para RECALL DIVULGUEM
ExcluirOlá Gerson,
ResponderExcluirParabéns pelas informações. Foram muito úteis. Acabei de pegar a minha 660z na concessionária. Logo nas primeiras voltas percebi que além de esquentar, a bolha vibrava demais (com um barulho muito incômodo), principalmente nas reduzidas de marcha. Você tem alguma ideia de como corrigir este problema. Pensei em colocar um coxim de borracha entre a carenagem e a bolha. Será que resolveria?
Abraços!
Manoel
Muito bem colocando estes coxinha de borracha entre a bolha e a carenagem eliminará todo o barulho , o mesmo que fiz na minha, mas coloque também entre a placa de identificação, e o suporte , isso evitará a perda e o tricamento da mesma . Para conservacao do seu patrimônio e conforto troque o escape e seja feliz como eu curtindo uma super estradeira
ResponderExcluirOlá Gerson,
ResponderExcluirGostei dos comentários. Estou querendo comprar a minha Tenéré e já vi que terei que trocar o escapamento. Vi que você trocou por um escape de saída única, provavelmente readaptando o final da curva. Um escape é o suficiente ou colocar um duplo (igual a da xt660R) seria o mais ideal?
Qual a marca/modelo que você utilizou?
Obrigado e um abraço!
Procure no Mercado Livre marca ARAPOVIC de uma saída já vem sob medida para Tenere660 do outro lado da moto irás colocar uma caicha de ferramenta, vou postar , extra e quando ligares mais dois cavalos de potencia e um coice de ar para atraz e aproveite
ExcluirExiste um escape duplo vendido na internete ARAPOVIC original poderá velo na apresentação em Milão da tenere660 2014 no YouTube também no Mercado Livre .Visitando o Blogue utilizei o da SRED 1000 Zuzuki de titanium usado retirado desta moto por que o dono decidiu pelo esportivo . Para Té660 só escape utilizado pelas motos 1000 cilindradas por causa da compressão do motor e o nível de ruído mais baixo não chamando atenção da polícia por isso nunca utilize escapes pequenos e vá curtir está maquina fenomenal
ResponderExcluirOlá Gerson, achei muito interessante as mudanças que você fez. Pode me responder quantos cm as buchas de nylon para o protetor do motor e da lateral?
ExcluirDepende do protetor comprado do meu estilo o proprio torneiro ira calcular uma distancia mais segura e estetica do tanque ,buchas TECNIL,(observe a foto do Bloger) Se acontecer uma queda este protetor geralmente empena pro lado do tanque com boa distancia não afeta nada è de facil conserto salvando as carenagens de plastico carisimas
ExcluirOlá Gerson, parabéns pelo post. Vou ter de seguir algumas das suas recomendações para não ter de trocar de namorada. Minha dúvida é com relação aos defletores da Falcon, não achei nada parecido aos da foto, qual ano seria? Esses que vc usa são Falcon tanto na frente como atrás? Já comprei a fita de fibra, pretendo cortar o protetor de carter e forrar internamente o banco, mas não vou trocar os escapes, resolvendo 50% já tá bom.
ResponderExcluirJá fiz isso ,revestir o banco ou escape original é fria acumula o calor em cima do CDI fiação bateria destroi a moto incendeia termotape fibra de vidro acumula o calor a moto na estrada vai soltar uma cortina de fumaça todos os carros vão acender os farois e quando parar estará pegando fogo em tudo mencionei no BLOGUER minhas esperiencias que falharam não postei as fotos para ninguem entender errado.Tire o CALOR DA MOTO TROQUE O ESCAPE SALVE SEU PATRIMONIO MERCADO LIVRE ESCAPE TENERE660 ARAPOVIC DE SAÍDA UNICA Eva curtir esta grande MOTO.
ExcluirCreio da 2006 ou confeccionar de fibra observando as fotos ou sua imaginação e boa sorte
ResponderExcluirParabéns!!!!
ResponderExcluirQual foi a seta que foi colocado na moto? Porque precisou de resistor?
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